Como Fazer Sorteio no Instagram? [ ( Revelado o Segredo ) ]

Para empresas que desejam aumentar sua visibilidade, fazer sorteio no Instagram tem se mostrado uma excelente estratégia.

Caso você utilize a rede social certamente já notou como são comuns as promoções de produtos e serviços que apresentam um altíssimo número de compartilhamentos e comentários.

Isso porque o objetivo é mesmo o de divulgar a marca, conseguir alcançar um número maior de seguidores e, consequentemente, um número maior de clientes.

Por ser tão eficiente e dar resultados incríveis é que a estratégia vem sendo cada vez mas utilizada. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados e seguir alguns passos importantes.

É isso que irá garantir o sucesso total da sua ação. Então, se você quer aprender como fazer sorteio no Instagram, continue lendo e vamos aprender tudo!

Entendendo os Sorteios no Instagram e Suas Vantagens

Aprenda Como Fazer Sorteio no Instagram

O sorteios nada mais dão do que formas de promover produtos e serviços de uma forma eficiente e sem custos, fazendo uma oferta por tempo limitado aos seguidores.

Certamente você já participou de algum sorteio colocando um papelzinho com seu nome em uma urna. Agora funciona da mesma forma, porém, ao invés de um voluntário, eu irá sortear o nome do ganhador é um aplicativo.

As exigências e regras para concorrer ao sorteio podem ser definidas pela empresa mesmo. Normalmente, a condição engloba seguir o perfil da marca, curtir as publicações, comentar, marcar um amigo e outros.

Tudo isso, claro, para aumentar o engajamento e também a visibilidade do empreendimento.

Passo a Passo Para Fazer Sorteio no Instagram

Não existe nenhum mistério em fazer sorteio no Instagram, porém, é importante entender alguns detalhes antes de começar.

Dessa forma, seus esforços serão bem direcionados e você conseguirá os melhores resultados através da sua iniciativa.

Então, vamos conhecer os passos importantes para fazer sorteio no Instagram:

  1. Tenha um Objetivo Claro

Antes mesmo de começar a tomar qualquer atitude, é essencial ter um objetivo bem claro, para que você saiba o que deseja atrair com a sua ação.

Você pode querer um aumento do número de seguidores, aumento do engajamento, venda de um produto ou serviço, aumento do tráfego ou qualquer outro.

Vale lembrar que um objetivo não exclui o outro e você pode buscar diferentes metas em uma mesma ação.

  1. Premiação

Mesmo que a sua empresa seja sensacional e que você queira oferecer algo inesquecível aos seguidores. Contudo, é essencial pensar que esse prêmio deve estar alinhado com o seu negócio.

Será que oferecer uma viagem a um destino incrível com tudo pago é interessante? Se você for uma empresa de turismo ou até de idiomas, claro, essa é uma ótima alternativa.

Caso não seja, o melhor a fazer é repensar e talvez oferecer serviços e produtos próprios, que ajudem a representar você e consolidar sua marca.

Dê o que seu negócio tem de melhor a oferecer!

Fazer parcerias também é uma excelente opção pois permite oferecer mais e gastar menos, além de potencializar o engajamento.

O mais importante é ter o seu público-alvo sempre em mente, pois isso garantirá o sucesso das suas ações.

  1. Estabeleça Quantos Seguidores Irão Ganhar

Você pode determinar que uma ou mais pessoas irão ganhar o seu sorteio. Por isso, para que o processo todo seja claro para os seus seguidores, estabeleça quantos serão os premiados.

Determine também a forma como você fará isso. Pode ser um sorteio único que defina primeiro e segundo ganhador ou até mesmo sorteios separados.

Lembre-se que a maioria dos aplicativos de fazer sorteio no Instagram permitem escolher quantas pessoas devem ser sorteadas.

  1. Estabeleça as Regras

Determinar regras é essencial para que todo o sorteio seja feito com muita clareza. Vale lembrar que as possibilidades são muitas, mas que devem sempre estar alinhadas com o seu público-alvo e também os seus objetivos, que foram definidos lá no passo número 1.

Pense também que é interessante que essas regras sejam divertidas para os seguidores e não algo completamente maçante.

Você pode definir que a pessoa tem de curtir a publicação, marcar dois amigos, compartilhar o sorteio no stories, usar uma hashtag, escrever uma frase ou o que mais quiser.

O importante é gerar interações e garantir que as regras do sorteio sirvam para que você conquiste o que deseja para seu negócio, como engajamento, seguidores e etc.

O uso de hashtags, por exemplo, podem servir como palavras-chave, que aumentarão as possibilidades de sua marca e promoção serem encontradas. Lembre-se, no entanto, que elas devem ser exclusivas.

Veja Algumas Regras:

  • Seguir o perfil: exigência simples e que é comumente combinada com outras, mas aumenta o número de seguidores e o alcance da marca.
  • Dar like: ajuda a aumentar o engajamento, aumentando a chance de que a postagem apareça para mais pessoas.
  • Marcar amigos: possibilita que pessoas que não conhecem sua marca cheguem até o perfil da sua empresa
  • Resposta ou frase: pedir que a pessoa escreva uma frase ou responda a uma pergunta é uma excelente maneira de estimular a participação dos seguidores, aumentando o engajamento.
  • Compartilhar o sorteio no stories: pedir que o seguir compartilhe o sorteio no próprio storie é uma ótima forma de aumentar o alcance da promoção.

Esses são apenas alguns exemplos, mas tudo pode ser sempre moldado de acordo com as suas necessidades e intensões.

  1. Determine uma Data de Lançamento e Término do Sorteio

Sempre que você for fazer sorteio no Instagram é essencial determinar a data em que irá lançar a campanha e também a data limite para os seguidores participarem.

Informe também o dia a horário para fazer o sorteio, podendo até ser em uma live, para que os seguidores possam acompanhar o resultado ao vivo.

Sempre siga aquilo que foi estabelecido de forma rigorosa, evitando perder a credibilidade com os seguidores.

  1. Foto oficial

Em todos os sorteios é preciso criar uma foto oficial da promoção. É nela que os seguidores irão interagir, comentando, curtindo e compartilhando.

Por isso, aposte em uma imagem bonita, que atraia o público e que tenha um bom apelo visual. Isso evita que ela passe pelo feed sem chamar a atenção das pessoas.

Vale lembrar que atualmente existe uma grande variedade de bancos de imagem gratuitos, que ajudarão a conseguir uma foto de boa qualidade.

Mais do que isso, aplicativos como o Canva já contribuem até mesmo para a criação da montagem completa.

  1. Divulgação

Tendo tudo pronto, é chegada a hora de começar a divulgar o sorteio, afinal, de nada adianta postar e ficar só esperando os seguidores participarem.

Sendo assim, é muito interessante expandir a divulgação para outras redes sociais, por exemplo, bem como site, blogs e outros.

Mais do que isso, se você já tiver alguma campanha em andamento, pode incluir essa postagem nos impulsionamentos, aumentando ainda mais a visibilidade.

Além de tudo isso, como estamos falando aqui do Instagram, nada melhor do que usar também os stories, fomentando a participação dos seguidores.

Essa ferramenta é excelente para fazer lembretes e compartilhar mensagens rápidas. Mais do que isso, vem ganhando um espaço cada vez maior e a previsão é que supere o uso do feed em pouco tempo.

  1. Sorteio e Divulgação dos Ganhadores

Finalmente no momento mais esperado, é chegada a hora de divulgar quem foi o grande vencedor do seu sorteio.

Quando tiver o resultado e antes de postá-lo, é essencial conferir se a pessoa que ganhou realmente cumpriu todas as regras.

Caso isso não aconteça, desclassifique-a e sorteie novamente.

Depois de fazer essa análise dos vencedores, é preciso divulgar os nomes na página e começar a fazer contato com eles através das mensagens privadas.

Como já citamos anteriormente, você ainda pode fazer o sorteio e a conferência do ganhador em uma live ao vivo. Isso dá ainda mais credibilidade ao processo.

Contudo, assegure-se de ter alguém para ajuda, pois você vai precisar filmar, sortear, conferir se o seguidor seguiu as regras e etc.

Cuidados Importantes

Como qualquer outra rede social, o Instagram também tem as suas diretrizes. Portanto, depois de determinar as regras, garanta que elas não infringem nenhuma norma.

Isso é essencial para evitar que todo o seu trabalho seja perdido, muitas vezes por causa de pequenos detalhes.

Você precisará ainda assumir que o sorteio é de sua inteira responsabilidade e que, de maneira nenhuma, é patrocinado ou administrado pelo Instagram.

Além disso, para que sorteios sejam legais, é preciso que tenham prévia autorização do Governo Federal. Acontece que muitas empresas simplesmente desconhecem esse fato e acabam agindo e forma incorreta.

Dessa forma, para evitar dores de cabeça, siga essas dicas para fazer sorteio no Instagram:

  • Solicite uma autorização no site da SEFEL
  • Faça o pagamento da taxa de fiscalização, que irá variar de acordo com o valor da premiação
  • Preste contas ao órgão ao finalizar o sorteio

Aplicativos Para Fazer Sorteio no Instagram

Se você está mesmo decidido a fazer sorteio no Instagram, saiba que existem alguns ótimos aplicativos que podem ajudar muito, tornando todo o processo muito mais simples.

Vamos conhecer cada um deles a seguir:

  1. SorteioGram

Esse aplicativo irá gerar uma lista com todos os comentários da publicação, numerando cada um deles.

Então, basta clicar no botão do app e ele irá sortear aleatoriamente um dos números.

Se você não fizer ao vivo, basta tirar um print para compartilhar os vencedores.

  1. AppTuts

Esse é um aplicativo bem fácil de usar e possibilita que você defina antes o número e ganhadores que deseja. Ele também deixa você definir se a mesma pessoa pode ganhar duas vezes ou não.

O recurso ainda tem um filtro mais fino, que permite a você determinar que o sorteio aconteça apenas entre aqueles comentários que usaram a palavra-chave que você determinou.

  1. Wishpond

Esse aplicativo é um dos mais completos e tem a vantagem de que também pode ser utilizado em outras redes sociais, como Pinterest, Facebook ou no seu site mesmo.

Assim, é possível fazer quase todo o tipo de sorteio ou competições mais elaboradas, com uso de hashtags, textos, fotos e outros.

  1. ShortStack

Esse aplicativo é ótimo para quem precisa integrar mais de uma rede social para fazer o sorteio. Ele ainda oferece a possiblidade de usar 90 modelos distintos para a criação da promoção.

Outra vantagem é que ele tem ferramentas de análise, para mensurar o crescimento da página com a promoção.

  1. Heyo

Esse app de fazer sorteio no Instagram tem uma interface muito amigável, que vem agradando bastante pessoas nos últimos tempos, sendo ótimo para quem faz sorteios por meio mobile.

Embora não seja gratuito, ele tem um período de teste de 7 dias e possibilita realizar sorteios, fazer promoções com indicação de amigos e até dar cupons com desconto.

  1. Sorteador

Esse é o mais famoso de todos e tudo o que você precisa fazer é atribuir um número para cada seguidor que participou. Depois, você preenche os dados na ferramenta e ela fará o restante.

Essa opção também atende outras redes sociais, como Facebook, Twitter e o que mais você desejar.

Perguntas Frequentes Sobre Sorteio no Instagram

Mesmo com tantas informações que já demos até aqui, é possível que você ainda tenha dúvidas sobre os sorteios no Instagram.

Se esse é seu caso, vamos entender um pouco mais aqui a seguir:

  • O que é um Sorteio no Instagram

Nada mais é do que um tipo de ação que uma página cria para atingir um objetivo. Em troca, um produto ou serviço é ofertado aos seguidores.

Em outras palavras, a empresa oferece um prêmio a um sorteado e todos os que participarem gerarão engajamento, maior número de seguidores e etc.

  • Benefícios dos Sorteios

O maior benefício é que a sua empresa pode conseguir atingir uma série de objetivos por meio de um sorteio. Imagine que com apenas um produto, você pode conseguir milhares de novos seguidores e levar as impressões da sua página a um nível mais alto.

Assim, você oferece um produto ou serviço e todos os interessados em ganhar irão participar, ajudando sua empresa a ter os resultados que deseja.

  • Como Fazer Sorteio no Instagram

Para fazer o sorteio, você precisa apenas seguir alguns passos simples que detalhamos anteriormente. Eles são os seguintes: definir objetivos, estabelecer o proemio, estabelecer a quantidade de sorteados, determinar as regras, determinar a data de vigência, criar a postagem oficial e fazer o sorteio.

Concluindo

Independentemente de qual seja a sua área de atuação, hoje em dia as redes sociais vem se tornando a melhor forma de se aproximar do público.

Usar esse potencial ao seu favor é uma excelente forma de se destacar dos concorrentes e ganhar uma ótima vantagem competitiva no mercado atual.

O Instagram, por exemplo, é uma as melhores redes atualmente para quem quer aumentar a visibilidade e conseguir mais resultados.

Então, não perca tempo pois agora você já sabe como fazer sorteio no Instagram!

Escrito por: Douglas Rezende

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